segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Metas de aprendizagem em TIC

        As questões relacionadas com a aquisição de competências na área das TIC têm sido muito debatidas por especialistas de várias áreas, ao longo de todo este século XXI. Por um lado, discutem-se as metas de aprendizagem que os alunos devem adquirir em cada fase do seu percurso escolar, por outro discutem-se as competências TIC numa perspetiva transversal, em articulação com as diferentes áreas curriculares.
       Os opositores à introdução de uma disciplina TIC no currículo do Ensino Básico, defendem a ideia de que as crianças devem começar a familiarizar-se com as tecnologias digitais em ambiente escolar, ainda no pré-escolar.
     As tecnologias digitais podem constituir uma forte ajuda aos professores, tirando partido do seu potencial para proporcionar aos alunos melhores e mais ricas experiências de aprendizagem.
  Uma das ideias nucleares das metas de aprendizagem em TIC é que cada professor, na sua área específica, deve utilizar essas ferramentas, numa ótica de desenvolvimento global do aluno.
   O Professor Bibliotecário deve assumir-se como gestor do currículo e das tecnologias digitais e criar condições para que a Biblioteca Escolar facilite o acesso a essas tecnologias.
    O desenvolvimento das metas na área das TIC deve ser equacionado numa perspectiva transversal e em estreita articulação com as restantes áreas científicas. Elas são da responsabilidade de todas as disciplinas do currículo, sem pertencer a nenhuma delas. Deve pensar-se numa perspetiva de “não o ensino das tecnologias, mas a aprendizagem com tecnologias”.
    As metas são estabelecidas por ciclo: Pré-escolar, do 1º, 2º e 3º Ciclos e vão desde a utilização das funcionalidades básicas a nível do Pré-escolar, até às capacidades de pesquisa, utilização e seleção da informação no final do 3º Ciclo.
    As competências TIC ao nível da informação, comunicação, produção e segurança, constituem os pilares da literacia digital e um suporte às restantes literacias (literacia dos média, literacia da leitura e literacia da informação). Por outras palavras, a literacia digital é o suporte da literacia informacional.
    As TIC desempenham um papel central na sociedade contemporânea. Elas promovem o desenvolvimento dos indivíduos, tornando-os mais bem preparados e equipados para as exigências do mundo do trabalho.
    As TIC são assumidas como uma área de formação transversal, mas assume-se também que a aquisição e o desenvolvimento de competências digitais devem estar presentes ao longo de toda a escolaridade do aluno e ao longo da vida como indivíduo.

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